Consultoria Especializada
Projeto bilinguismo
Nos preocupamos com o futuro e os impactos que deixaremos para as próximas gerações. Por isso, em total conformidade com a lei CEEd Nº 348 que dispõe sobre o bilinguismo, o projeto tem como principais resultados a criação de uma cultura bilíngue nas salas de aula da rede pública municipal, capacitação pedagógica eficaz e tornar os municípios referência na educação bilíngue.
- Material didático próprio
- Acompanhamento na prática
- Grupo seleto de municípios pioneiros na educação bilíngue
01
Exclusividade
Somos os primeiros e únicos do Brasil a implementar um projeto de educação bilíngue na rede pública municipal.
02
Metodologia
Metodologia inovadora e alinhada à BNCC, adequada à realidade do município.
03
Qualidade
O nosso corpo docente é formado por profissionais capacitados, com proficiência na língua inglesa e experiência com crianças e adolescentes.
Objetivos
- Construir a capacitação pedagógica bilíngue de forma conjunta
- Capacitar os professores
- Inclusão de uma segunda língua logo nos primeiros anos de vida da criança
- Trabalhar o bilinguismo a partir da BNCC
- Ser um exemplo para os demais municípios do Rio Grande do Sul a partir da experiência vivenciada
Materiais
- Livros
- Dicionários da língua inglesa
- Jogos
- Vídeos
- Atividades práticas
Formato
- Uma nova identidade visual
- Atividades lúdicas
- Envolver o conteúdo proposto com o planejamento das escolas, com o olhar da BNCC
- Atendendo de 0 a 6 anos e as séries iniciais de 1º ao 9º ano
BNCC na educação infantil
- Determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes das práticas pedagógicas
- Define direitos de aprendizagem e desenvolvimento
- Propõe objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por campos de experiência e faixas etárias
- Ressalta a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas e de acompanhar a progressão das aprendizagens e desenvolvimento
Matéria GZH
Inspirado na Finlândia, município do RS aposta em ensino bilíngue na educação infantil
É isso mesmo: a prefeitura vai introduzir a língua inglesa no cotidiano de 1,6 mil crianças de zero a cinco anos, em 117 turmas, até o fim do ano
Ainda em 2020, como projeto-piloto, Esteio inaugurou o primeiro colégio municipal infantil 100% bilíngue
Adriano Rosa da Rocha / Prefeitura de Esteio
Depois do estrago causado pela pandemia, a educação precisa, mais do que nunca, ser um tema prioritário entre nós – e tem muita coisa interessante rolando no RS. A partir de hoje, vou destacar algumas iniciativas legais em andamento, começando por Esteio. O município da Região Metropolitana acaba de iniciar um projeto de ensino bilíngue em todas as escolas da rede municipal de Educação Infantil.
É isso mesmo: a prefeitura vai introduzir a língua inglesa no cotidiano de 1,6 mil crianças de zero a cinco anos, em 117 turmas, até o fim do ano. Isso significa que ao menos 20% da carga horária terá de contemplar o segundo idioma no dia a dia da gurizada. A ideia vem sendo amadurecida desde o início de 2020.
— Voltamos convictos de que a gente precisava avançar no ensino de língua estrangeira. Lá, as crianças já falam inglês desde muito pequenas. Na nossa rede, tínhamos a disciplina do 6º ao 9º ano. Ampliamos até o 1º ano do Ensino Fundamental e agora estamos indo além — conta o prefeito Leonardo Pascoal.
Ainda em 2020, como projeto-piloto, Esteio inaugurou o primeiro colégio municipal infantil 100% bilíngue. Desde então, a Escola Parque do Sabiá, com 139 alunos, aplica a modalidade na prática (foto).
Agora, com apoio de uma empresa especializada, está em curso um trabalho de preparo dos demais estabelecimentos da rede (10 ao todo), com foco na formação de professores. A prefeitura também está pagando 50% da mensalidade de cursos de línguas para docentes interessados. A ideia é que, desde cedo, as crianças se familiarizem com a sonoridade do inglês e que cheguem ao 9º ano com uma boa fluência na língua.